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Case de sucesso: torne sua empresa em referência no mercado solar

23 de setembro de 2020 Eva
Homem com os dedos em sinal de aprovação. Imagem ilustrativa sobre case de sucesso.

Um dos maiores objetivos de uma empresa é conquistar novos públicos constantemente. Afinal, essa é uma maneira de expandir as vendas e gerar clientes que confiem na marca. E uma ótima maneira de fazer isso é montar e divulgar um case de sucesso. Ele deve ser baseado em resultados positivos alcançados pela sua firma. 

Também chamado de estudo de caso, ele pode ser obtido a partir de uma pesquisa sobre os números do seu negócio com excelentes repercussões. Ou, uma outra forma, é o relato de experiência de um cliente sobre como o seu produto mudou para melhor a situação dele: uma história de sucesso do consumidor. 

Portanto, ao fazer o seu próprio case, a intenção é aumentar a credibilidade do seu serviço, promovendo aquilo que você oferece de melhor. Descubra como isso pode mudar a realidade do seu setor de vendas!

 

Como o case de sucesso ajuda o meu negócio?

Pessoa apontando para níveis de satisfação. Imagem ilustrativa sobre case de sucesso.

Destaca a sua marca da concorrência

Quando uma instituição produz um case e consegue formas eficientes de divulgá-lo, ela se sobressai em relação a outras. Por exemplo, se você possui uma loja de kits fotovoltaicos e elabora um mini documentário com o dono de um grande hotel que é seu cliente. E, ao instalar o seu produto, ele economizou drasticamente nas contas de energia, as chances do seu negócio se destacar crescem.

Com isso, o impacto das suas campanhas é maior e possíveis clientes te enxergam como um diferencial no mercado.  

 

Melhora a imagem da sua empresa para o público

A tática anterior está diretamente relacionada a esta. Uma vez que o seu serviço se destaca, as pessoas que se identificam com o problema apresentado no case tendem a procurar imediatamente pela sua empresa. 

Outra questão importante ligada à imagem é o fato da sua equipe buscar o ponto de vista do cliente. Dessa forma, ele acredita que vale mais a pena contratar o seu serviço porque vê um consumidor real opinando e contando sobre a experiência que teve com a sua marca. Quanto mais próximo à realidade, melhor. 

 

Transforma o seu negócio em referência

Para tornar-se referência é necessário que você divulgue cases de sucesso com uma certa periodicidade. Ao fazer isto, o gatilho mental de prova social é estimulado na mente dos seus clientes. 

Desse modo, a sua empresa gera autoridade no nicho fotovoltaico, fortalece a presença da marca no mercado e faz com que o nome seja reconhecido por mais pessoas. Tornando, assim, o seu negócio em uma referência. 

 

Rompe possíveis objeções de clientes

Quando as pessoas que têm interesse pelo seu tipo de produto entram em contato com o material do case e percebem quão transformador ele é, diversas barreiras são rompidas.

Isso acontece porque, ao apresentar um case de sucesso visualmente atrativo e dinâmico, você faz com que certos preconceitos sejam quebrados. Por exemplo, quando o cliente procura pela sua marca no Google, ele costuma ter acesso a resultados textuais. E estes não têm tanto impacto quanto um vídeo ou um conjunto de artes.

Já quando ele se conecta com a história de sucesso de um consumidor como ele, se sente mais seguro para investir na sua marca. Por isso, a seguir falaremos sobre os formatos que você pode utilizar para aumentar o alcance da campanha. Confira!

 

Qual formato eu devo escolher para divulgar o case de sucesso?

Pessoa sendo entrevistada por uma equipe de TV. Imagem ilustrativa de case de sucesso.

Antes de decidir a forma como o seu case será apresentado ao público, lembre-se: ele funciona como uma vitrine do seu trabalho ou como um portfólio da sua marca. Portanto, ele deve ser publicado em diferentes plataformas e redes sociais. 

Texto escrito

O texto escrito é o formato mais básico de divulgação e, apesar de ele ser feito com mais facilidade e menos investimento financeiro, não atinge tantas pessoas como um vídeo publicado em redes sociais, por exemplo. Ele pode ser pensado como um complemento de outro produto visual.

Podcast

Outra opção é: a partir da entrevista, montar um podcast com o áudio do encontro. Este formato está em expansão no mercado atualmente e pode ser divulgado em plataformas como Spotify e SoundCloud. 

Para redes sociais

Além do texto e do áudio, um outro jeito de ampliar o alcance do seu case é fazer artes e/ou infográficos para serem compartilhados na redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn. Por possuírem imagens e números compostos de maneira simples, este formato tende a ser facilmente compartilhado e assimilado pelo público.

Audiovisual

Por fim, o formato audiovisual se mostra como o mais efetivo. Se você parar para pensar, irá notar que a maior parte dos conteúdos visuais que chegam até você pelo celular hoje em dia são vídeos. Isso se dá em função do fácil consumo — é só abrir e assistir —  e porque ele pode ser divulgado nas redes sociais da sua empresa ou até mesmo ser anunciado em plataformas como o YouTube. 

A partir do que foi comentado, vale a pena conversar com suas equipes de vendas e de marketing e buscar a forma que melhor se adapta ao seu público, à sua marca e à condição financeira da sua empresa.

 

Quero montar um case de sucesso. Por onde começo?

Imagem ilustrativa sobre onboarding.

#1 Pesquise qual projeto se relaciona melhor com o seu público alvo

Pergunte-se: Dentre os melhores resultados e histórias de sucesso de clientes ligados à minha empresa, qual se conecta melhor com o público que eu quero atingir? Como este projeto em específico pode atrair novos clientes?

A partir das respostas a estes questionamentos, você irá selecionar o exemplo que melhor conversa com a sua audiência e faz com que ela se envolva com a sua marca. Porque, assim, as chances de conversão aumentam.

 

#2 Aborde a jornada do cliente 

Tendo definido qual projeto será a base do case, é hora de entrevistar o cliente. Fazer com que ele fale da forma mais natural possível sobre como ter adquirido o seu produto mudou a realidade dele. 

Durante a conversa, questione quais problemas ele tinha antes, quais desafios enfrentou e como a sua empresa o ajudou a passar por estas etapas até atingir o sucesso. Também é interessante que ele comente como conheceu e por que optou pelo seu negócio. 

É válido ressaltar que, a pessoa da sua equipe responsável pela entrevista não deve “roubar o papel” de protagonista do cliente. Ou seja, ao fazer as perguntas, ela está ali para direcionar o caminho da conversa. E não para impor certo tipo de respostas. 

 

#3 Destaque os resultados quantitativos

Após a etapa da entrevista, é necessário organizar todas as informações e lembrar que os dados quantitativos são um ponto muito importante do case. São eles que realmente indicarão que a história contada pelo cliente é real e garante excelentes resultados. 

Os infográficos citados podem estar em formato de artes para redes sociais, site ou blog. Mas também podem aparecer nos textos e como recursos de animação nos vídeos. Isso porque, quando o cliente associa a história a números factíveis, ele se convence sobre o poder dos seus serviços. 

 

Se você chegou até aqui, deve estar buscando maneiras ampliar o seu negócio. A SolarView pode te ajudar nisso! Junte-se a mais de 500 empresas e teste as nossas soluções exclusivas. Conheça a SolarView Business, clicando aqui. 

Eva

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